sexta-feira, 23 de outubro de 2009

RETORNO DA FEIRA!!

FEIRA VEGETARIANA DE CURITIBA VOLTA AOS SÁBADOS EM CARÁTER PERMANENTE


Foi quase um ano de negociações e ajustes com a Prefeitura Municipal de Curitiba. Algumas vezes, o grupo de voluntários da Sociedade Vegetariana de Curitiba (SVB), acreditava que não conseguiria mais colocar a Feira Gastronômica Vegetariana de volta na cidade. Mas, neste dia 24 de outubro, e em todos os próximos sábados, a Feira Vegetariana de Curitiba, que comercializa alimentos prontos para o consumo feitos com ingredientes de origem 100% vegetal, marcará ponto na Praça 29 de Março, para a satisfação dos mais de mil vegetarianos, simpatizantes e curiosos que frequentaram suas edições-piloto no ano passado.
O projeto foi idealizado pelo Grupo Curitiba da SVB, apresentado em 2008 à Secretaria Municipal do Abastecimento (SMAB), ganhou duas edições como teste naquele ano e será reinaugurada em caráter permanente neste sábado. "A demora para a realização da Feira", explica Ricardo Laurino, coordenador da SVB-Curitiba, "deveu-se tanto às adequações do grupo com as normas e leis governamentais para implantar um evento público, e também à adaptação de nosso grupo de feirantes às novas regras que a SMAB começará a implantar para todo o tipo de feira livre em Curitiba. Tivemos que projetar um modelo novo de barraca, tivemos que montar fichas técnicas e manuais. Mas, no final, apesar da demora, o resultado será melhor, os consumidores ficarão mais seguros e temos certeza de que a Prefeitura e a cidade poderão se orgulhar desta Feira que é inédita em todo o Brasil."
Ricardo também acrescenta que a Feira contará com 8 barracas que irão oferecer várias delícias veganas. Vegan ou vegana é o nome que se dá à comida que é livre de ingrediente de origem animal, tais como carnes, ovos, leite e laticínios, mas também mel e corantes animais. Entre as opções, o público encontrará cachorro quente e hambúrguer vegetariano, salgados indianos, sucos naturais, bolos e tortas doces, espetinhos e falafel. A ideia é aumentar a quantidade de feirantes no próximo ano, para que a Feira possa contar também com produtos alimentícios industrializados veganos, como leite de arroz, leite condensado de soja e tofu, e incluir outros tipos de sanduíches.
Quem for lanchar na Feira, também poderá conhecer mais dos projetos da SVB, pois esta organização estará expondo materiais informativos e vendendo produtos para angariar fundos para as campanhas vegetarianas que realiza por todo o país. Ricardo Laurino comenta que, "neste ano, graças à arrecadação que tivemos com as edições-piloto da Feira em 2008, conseguimos emplacar uma campanha pró-vegetarianismo em painéis eletrônicos no Shopping Estação. Também pudemos realizar a primeira Mostra Internacional de Cinema pelo Direito Animal. Iniciativas como estas acontecem em todo o país e temos vários outros projetos, como montar um curso sobre vegetarianismo para oferecer gratuitamente ao público e às escolas, apoiar a Lei Expedito pela Rotulagem Vegana, fazer uma nova Mostra de Cinema e uma outra fotográfica."
.
SERVIÇO:
Feira Vegetariana de Curitiba
Praça 29 de Março - Mercês
Todo sábado, das 9h às 17h
.
CONTATO PARA IMPRENSA:
Ricardo Laurino - coordenador da SVB-Curitiba - (41) 9153-5617
Mayra Corrêa e Castro - secretária da SVB-Curitiba - (41) 8865-6681
Natalia Chede - nutricionista da SVB-Curitiba - (41) 8834-7001

2 comentários:

Diógenes Otimista de Souza disse...

Gostei da feira!
Agora... só esperamos uma colaboração de S. Pedro rsrsrs

Jorge Ramiro disse...

Eu também gostei da feira vegetariana. Eu sou um vegetariano porque ser vegetariano é um estilo de vida. O médico me disse que, de qualquer maneira, se eu não como carne eu tenho que tomar algumas vitaminas para repor os nutrientes que estão ausentes. Há alguns restaurantes em santana vegetarianos que são muito bons. Eu gosto de comer em os restaurantes e cozinhar minha própria comida.